Comércio exterior

4 dicas matadoras para ajudar a sua equipe no processo de importação/comércio exterior!

A gestão do departamento de comércio exterior envolve uma série de conhecimentos por parte do responsável pela área. É um setor que está constantemente trabalhando com muitas leis, normas e outros procedimentos burocráticos. Para atuar no segmento, estar sempre atento às transformações do mercado é fundamental. Não tenha medo de mudanças e tenha a consciência de que o trabalho exige uma série de cuidados, conhecimentos técnicos e responsabilidade.

Em um departamento de comércio exterior, as transações comerciais não são tão simples quanto os processos de compra e venda. Portanto, a forma de gerenciamento não deve ser igual aos demais departamentos da empresa é preciso entender os diferenciais do setor e estabelecer uma gestão condizente a ele. Pensando nisso, elaboramos quatro dicas matadoras para te ajudar a melhorar o departamento de comércio exterior da sua empresa! Confira:

Conheça o segmento!

É fato que as empresas brasileiras de comércio exterior poderiam melhorar a sua competitividade de mercado. A quantidade excessiva de burocracia e desconhecimento a respeito das particularidades do setor acabam por gerar problemas na gestão de processos operacionais. Portanto, um passo fundamental para melhorar a gestão do departamento de comércio exterior é ter conhecimento de leis, regimes aduaneiros especiais oferecidos pela Receita Federal e acordos de livre comércio.

Automatize seus processos!

A grande quantidade de processos manuais no departamento de comércio exterior por ocasionar vários erros, demora na realização de processos e desgastes da equipe. E, no entanto, existem diversas tarefas que podem ser automatizadas. A automatização desses processos, com o uso de tecnologias modernas e eficazes melhoram o trabalho e permite que os colaboradores tenham mais tempo para se dedicarem a funções essenciais.

Faça parcerias estratégicas!

Os empresários têm, cada vez mais, procurado parcerias, fornecedores e aliados no mercado, e isso se tornou uma prática comum no mercado atual. A ideia é criar uma relação recíproca de ajuda, realizando uma troca de benefícios. Desenvolva acordos que beneficiem ambos os lados, acompanhe o relacionamento de perto e crie vínculos: isso dá vantagem na disputa de mercado, facilitando o seu crescimento e o desses colaboradores: assim, todos conseguem manter a melhoria contínua das empresas, garantindo vantagens crescentes para os dois lados.

Aprimore o seu controle de gestão no departamento de comércio exterior!

Cuidar do departamento de comércio exterior exige paciência, tempo e muito conhecimento por parte do gestor. Apesar disso, conhecer o mercado, saber gerir uma equipe e conhecer as demandas do departamento não é suficiente! Gerenciar esta área requer habilidades estratégicas, que visam o impulsionamento da empresa.

Viu como não é tão complicado assim melhorar a gestão do departamento de comércio exterior na sua empresa? É claro que trabalhar bastante para obter mais resultados positivos é preciso, mas ao simplificar e otimizar os processos mais burocráticos, você economiza tempo, melhora suas estratégias e, assim, melhora o ambiente de trabalho da sua equipe, aumentando a motivação e a produtividade.02

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email