ERP e planejamento antecipados para Black Friday

Planejamento de Black Friday: a gestão de dados através de um ERP

Esperada por muitos, a Black Friday movimenta o mercado como um todo. De um lado, consumidores mostram disposição para gastar, esperando condições especiais das marcas. Por outro, as empresas – que precisam estar preparadas para oferecer descontos – buscam manter sua margem positiva nas vendas. Afinal, a oportunidade deve ser proveitosa para ambos os lados. Não é à toa que as estratégias para a sexta-feira mais comercial do ano começam muito antes de novembro. Se não começam, deveriam!

Neste ponto é que o planejamento antecipado aparece: permitindo aos fornecedores organizar estoques e fazer os cálculos médios de lucros e vendas. Com um bom histórico de dados – que pode estar armazenado em um ERP, por exemplo – essa etapa de organização é mais simples de ser resolvida!

ERP e gestão de dados para organizar uma Black Friday

Segundo pesquisas divulgadas em canais da Globo, em 2022 a Black Friday pode movimentar vários bilhões de reais, já que metade dos entrevistados pretendem fazer algum tipo de compra no período. Um crescimento de 3% em relação ao ano passado, em que 47% das pessoas apostaram comprar qualquer produto durante a “sexta-feira quente”.

Esses números revelam o óbvio: a tradição norte-americana já ganhou espaço permanente no calendário dos brasileiros e as empresas devem aproveitar o timing. A melhor maneira das empresas se beneficiarem com a data é sendo estratégicas, olhando para seus dados e fazendo muitos cálculos (o ERP vai ajudar com essa parte das informações)!

Além de aumentar as vendas, esta é uma oportunidade para aumentar a visibilidade da marca. Sem que, para isso, existam quaisquer tipos de perdas financeiras ou impactos no controle de caixa de outros meses – anteriores ou próximos. Haja visto que o “boom” nas vendas é considerado sazonal, por se tratar de um evento específico no ano, a Black Friday.

Mesmo com um crescimento estabilizado, empresas de vários segmentos devem se planejar para impulsionar os negócios na data e também durante todo o resto do ano. Para isso, existem alguns pontos da gestão que precisam ser levados em consideração. Principalmente pensando em dados do seu sistema interno, planilha ou ERP.

Como o ERP possibilita controle de lucro e vendas em meio à oferta de promoções?

Prever a demanda, conseguir definir condições que atraiam o consumidor e ainda lucrar em cima desse contexto, envolve muito planejamento.

Dados e informações são dois conceitos diferentes e que se relacionam: uma informação é feita de um conjunto de dados. Sempre teremos mais de um dado em contexto de informação. Por exemplo, um CEP, um nome, são dados. Mas quando reunidos em um cadastro, eles se tornam uma informação sobre um contexto específico.

Uma das principais tarefas do ERP é transformar dados em informação. É dessa forma que iremos ter base para montar estratégias de vendas e, mesmo com condições adversas, lucrar! São 3 pontos que ajudam nessa tarefa de concretizar a coleta e transformação de dados: base de informações histórica, análises preditivas e gestão automatizada.

1. Informações históricas

Comparar custos é indispensável no momento de alterar as condições de venda (descontos ou grandes promoções). Não é à toa que o custo médio móvel está entre um dos processos mais importantes da contabilidade da empresa. Ele acaba sendo o responsável por “medirmos” o sucesso do financeiro, já que as contas precisam sempre estar em equilíbrio – custo x retorno.

O custeio é feito com frequência, mas em períodos específicos, onde a procura pode aumentar, é preciso considerar ainda mais contexto: comparando o sazonal com o padrão de consumo e, só assim, tomar decisões. Não é vender por vender, simplesmente porque é Black Friday. Cada reajuste de preço de venda deve ser historicamente comparado para que não haja prejuízos para o fornecedor.

Para isso, é importante manter arquivados todos os dados de clientes, de consumo e de produção, de preferência em uma única plataforma. Ou melhor, em um software! Dessa forma, além de armazenar as informações unidas, facilitando o acesso, também automatizamos a elaboração de relatórios comparativos, haja visto que os dados são mais facilmente relacionados, ao estarem em uma única plataforma.

O SAP Business One é ideal para os diversos tipos de negócio: varejo, indústria, distribuição etc.

2. Análises preditivas

Predição significa, também, previsão. É um método que busca padrões nos dados e, com isso, contextualiza todo um histórico de vendas: entrada e saída de produtos, demanda, perfil dos consumidores.

Esta é uma das técnicas estatísticas mais comuns no ambiente empresarial, já que trabalha com números reais relacionados com fatores que interferem – direta ou indiretamente – no consumo. Com ela você identifica riscos e também oportunidades, descobrindo as sazonalidades do seu segmento.

É claro que, para validar as previsões, a análise preditiva precisa estar inserida dentro do seu escopo de gestão. Uma das formas é fazer o arquivamento de dados em um ERP, que além de armazenar, dispõe de ferramentas de comparação de períodos, por exemplo.

Os passos principais são:

  1. Definição dos objetivos: qual o propósito da análise?
  2. Definição das metas de análise: o que desejamos alcançar com os dados? Quais as novas ações recorrentes das análises?
  3. Coleta de dados: faça uma coleta objetiva e de acordo com seus objetivos. Essa etapa exige cuidado pois a qualidade dos dados vai definir a confiabilidade da análise preditiva.
  4. Preparo de dados: contextualizar e relacionar dados de forma correta importa! Defina variáveis e classifique as informações. Isso pode ser feito em softwares ERP, por exemplo.
  5. Análise de dados: deixe a inteligência da máquina funcionar. Ou seja, emita relatórios através do seu sistema ERP, eles são bem mais confiáveis que métodos manuais.
  6. Modelagem: hora de criar um modelo preditivo com os dados. Aqui deverá seguir um padrão de técnicas matemáticas e estatísticas criadas por um especialista. Sugestão: contrate uma consultoria!
  7. Monitoramento: este é o segredo! Manter o acompanhamento a médio e longo prazo é o que garante a manutenção das suas análises. A próxima Black Friday será ainda mais estruturada que a deste ano.

Não só em datas comemorativas as análises fornecidas pelo ERP serão úteis, vai poder planejar outras ações internas e externas, independente da época do ano.

3. Gestão completa dos dados

Todos os setores da empresa trabalham com dados: no estoque, temos diversas formas de armazenamento; no RH, diversos funcionários para cuidar; na produção, máquinas e peças para conferir.

Como já dito, o ERP tem o poder de transformar dados “soltos” em informações completas. Ou seja, aumentar a eficiência sobre o controle do que acontece ou não dentro do negócio, inclusive sobre o atendimento.

Além do controle interno sobre as informações de gestão, o ERP ajuda a organizar os processos de atendimento com o cliente final. Até parece que esse detalhe é pequeno demais, afinal, sabemos que as empresas não deixam nunca de atender seus consumidores. Mas ter essas informações documentadas pode fazer toda a diferença!

Com um ERP SAP, por exemplo, você controla os status, consegue ativar recursos de decisão programada (alertas automáticos para ações de rotina) e acompanhar as decisões não-programadas ainda mais de perto. Isso na prática é o que chamamos de gestão completa e automatizada!

Benefícios de ERP no varejo: organizar a Black Friday e promoções sem perder margem de retorno!

Precisa simplificar processos? Ter uma visão ampla do negócio? Controle das informações? O ERP é o sistema de gestão desenvolvido para empresas de todos os tamanhos e mercados. Ele automatiza processos e operações em tempo real e garante completo controle dos procedimentos e informações. Isso garante agilidade na tomada de decisões, principalmente se tratando de promoções e Black Friday.

Alguns outros benefícios são:

  1. Escalabilidade: o ERP cresce junto com a empresa.
  2. Segurança das informações: tudo protegido por meio de criptografia de dados, em especial os sensíveis.
  3. Flexibilidade e acesso remoto: a formatação de modelo logado na nuvem permite acesso irrestrito ao ERP, desde que com chaves de segurança compatíveis.
  4. Redução de custos: menos retrabalho é necessário quando a gestão está alinhada com os investimentos feitos em tecnologia – por exemplo, a implantação do software ERP.
  5. Diminuição do tempo de resposta em transações: concentrar informações em uma única plataforma diminui o tempo de retorno, já que tudo pode ser organizado em um mesmo lugar.
  6. Parametrização das informações: ter visível os padrões e modelos para comparar dados ajuda na hora das decisões.

O ERP reúne as informações importantes das operações e as transforma em elementos aproveitáveis para a tomada de decisões importantes, como é o planejamento de uma Black Friday. Assim o negócio se mantém atualizado e alinhamos com as necessidades e expectativas da empresa de uma vez só.

Você pode tirar outras dúvidas com nosso time de especialistas, clicando aqui. A demonstração de produto também é bem-vinda, não é? Conheça mais informações sobre o ERP da SAP em nosso site, além de buscar outras curiosidades em nosso blog. O futuro da sua empresa é agora!

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