Método cross docking nas empresas

O que é e quais são as vantagens do “cross docking”?

A logística de entrega dos produtos é um processo fundamental para o sucesso de um negócio. Contudo, o armazenamento da mercadoria em grandes estoques pode se configurar em um alto custo para determinadas empresas. A fim de economizar com esse tipo de gasto, as companhias, principalmente de e-commerces, têm passado a investir em sistemas de distribuição de mercadorias mais enxutos, como o cross docking.

O que é o “cross docking”?

O termo tem origem na língua inglesa e significa “cruzar as docas”, faz referência ao modo como as mercadorias que desembarcavam de navios eram organizadas em esteiras já separadas por região para serem armazenadas nos caminhões.

Hoje em dia, o cross docking é um opção de sistema de distribuição de produtos cujo foco principal está no fluxo das mercadorias.

Neste processo logístico, as compras realizadas são enviadas do fornecedor diretamente para um armazém ou centro de distribuição (CD) especializado. Com o cross docking, as mercadorias não passam pelas mãos do lojista, dispensando a necessidade de um estoque. Dessa forma, são os CD’s que redistribuem a compra ao cliente, em questão de poucos dias, ou até mesmo, horas.

A característica principal desse método de distribuição é a agilidade, uma vez que todo o processo de entrega deve acontecer em menos de 3 dias.

Essa tendência de distribuição de mercadorias vem sendo adotada em larga escala por empresas de diversos setores, ainda que, os e-commerces sejam, por enquanto, a maior parte dos negócios que têm o cross docking como método de entrega.

Pilares fundamentais do cross docking

Para que essa logística funcione de forma correta, é necessário que alguns princípios sejam seguidos:

  • Tempo de permanência no CD: como mencionado acima, uma das vantagens desse processo logístico é a agilidade. Sendo assim, para que tudo funcione de maneira precisa, a mercadoria não deve passar mais de 24 horas no galpão.
  • Mercadoria despachada: outro ponto fundamental do cross docking é que a mercadoria deve ser despachada diretamente ao veículo de saída (outbound). É isso que evita a necessidade de estocar produtos.
  • Não deve existir estoque: nesse sistema, o estoque não deve existir. As mercadorias permanecem em uma área de “picking” até que chegue o momento de sua retirada do local.
  • Sistema de gestão: o quarto ponto para um logistica de cross docking realmente efetiva é a implementação de um sistema de gestão que permita organizar as trocas de mercadoria e as informações, a fim de que exista uma gestão assertiva dos processos de venda e entregas.

 

Vantagens do cross docking

 

1. Rapidez e agilidade nas entregas

Neste método logístico, a carga é remetida do fornecedor para o CD, que rapidamente despacha as mercadorias aos veículos de saída, responsáveis por realizar a entrega. Com isso, o tempo para que o cliente receba a compra é extremamente reduzido.

Essa velocidade para realizar a entrega é fundamental, já que proporciona uma boa experiência de compra ao seu cliente. Quanto melhor essa dinâmica de compra maiores são as chances deste comprador tornar-se um cliente recorrente da sua marca. Isso reduz o custo de aquisição do cliente e colabora para melhorar o modo como a empresa é vista pelo seu público.

2. Maior facilidade para gestão de suprimentos (supply chain)

Uma vez que um dos pilares do cross docking é a eliminação quase completa de procedimentos da estocagem, a gestão dos suprimentos torna-se muito mais simples e assertiva.

A razão disso é que a organização e o trabalho rotineiro de um grande estoque demanda uma grande organização, bem como, diversos recursos. Assim, se não há um estoque, as pessoas que estariam envolvidas neste trabalho, passam a entender e aperfeiçoar outros processos de supply chain, os quais podem trazer mais benefícios a empresa.

3. Redução de custos

Como o processo logístico de cross docking é mais enxuto comparado aos modelos mais tradicionais deste tipo de procedimento, os custos também acabam sendo reduzidos!

Assim, recursos financeiros que seriam gastos com aluguéis para estoques e infraestrutura do mesmo, podem ser realocados para outros setores da companhia. Ademais, como não há estoque, a necessidade de contratar uma equipe apenas para funções relacionadas a estocagem também deixa de existir.

4. Diminuição do capital de giro

Fato é que estoques muito grandes podem ser um empecilho ao capital de giro de uma companhia. No cross docking este obstáculo ao crescimento da empresa praticamente deixa de existir!

Por seguir o formato just in time, onde o produto só é solicitado pelo vendedor ao fornecedor quando existe, de fato, um cliente que já pagou pelo item, não há necessidade de comprar previamente itens e esperar para realizar sua venda, a liquidez do capital melhora, pois o fluxo de venda acontece de forma mais ágil.

5. Evita a falta de mercadorias

Outra grande vantagem do cross docking é que ao implementar essa metodologia, será muito difícil sua empresa ter que lidar com a falta de mercadorias para venda. Como o produto é encomendado apenas depois que um cliente realiza a compra, o risco do produto estar indisponível é consideravelmente reduzido, evitando que vendas sejam perdidas e que o comprador fique insatisfeito.

6. Permite vender produtos com prazo de validade reduzido

Em razão da continuidade do fluxo de mercadorias e pelos itens não ficarem armazenados por mais de 3 dias, torna-se viável enviar produtos com prazo de validade reduzido. Esse fator beneficia, especialmente, empresas do ramo alimentício, facilitando suas entregas e fazendo com que elas sejam, verdadeiramente, seguras para o consumidor.

Como implementar o cross docking?

O ponto chave do cross docking é garantir que o cliente final receba sua compra de maneira eficaz e no menor tempo possível!

Dessa maneira, para realizar a implementação desse sistema, caso você já tenha um processo de estoque e busca reduzir custos, é importante adotar algumas medidas internas em sua companhia.

Primeiramente, para organizações que têm interesse neste processo logístico é preciso contar com pessoas capacitadas para realizar gerenciar essa cadeia logística, bem como, comunicar-se de forma assertiva com fornecedores e outros indivíduos envolvidos nesse processo.

Além disso, é crucial também realizar a implementação de um sistema de gestão ERP. Por meio desse software o controle das entradas e saídas das mercadorias, bem como recebimento de pedidos e acompanhamentos de métricas será bem mais eficaz.

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