Entenda de uma vez por todas as diferenças entre notas fiscais!

Com a tecnologia cada vez mais desenvolvida, diversos processos administrativos estão migrando do papel para o digital.

Já faz algum tempo que as notas fiscais estão no modelo eletrônico e se você ainda tem dúvidas a respeito delas, está no lugar certo!

É fato que fazer a emissão de notas fiscais eletrônicas (NFs) para suas vendas e serviços prestados é um passo simples, porém essencial para garantir que a sua empresa esteja legalizada.

Mas quais são os tipos de nota fiscal eletrônica?

Quais as diferenças entre elas?

Vamos analisar cada um delas para que não reste nenhuma dúvida!

Nota Fiscal Eletrônica (NF-e): A NF-e é destinada ao registro de comercializações, industrializações e qualquer forma de circulação de produtos. Outras ocorrências relacionadas a mercadoria e que tenham influência nos processos fiscais também são acompanhadas de NF-e.

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): A NFS-e é controlada pelos municípios, que definem critérios estabelecidos para regulamentação da mesma. As prefeituras têm poder absoluto sob o Imposto sobre Serviços (ISS), que tributa a maior parte das prestações.

Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e): Só é emitido quando há prestação de serviço que envolve transporte de carga entre cidades e estados. O CT-e é um dos únicos fornecimentos tributados pelo ICMS.

Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônico (MDF-e): Serve quando o transporte rodoviário de carga tem mais de uma CT-e. Ele une todas as informações de cada nota contida na carga total carregada em veículo, locomoção única.

O MDF-e foi criado para facilitar a fiscalização no trânsito, já que apenas um documento precisa ser checado, independentemente de quantos produtos o veículo esteja carregando.

Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e): É para as pessoas físicas que compram para si mesmas. Na finalização de toda venda de produtos, é necessário que seja feito a emissão da nota, que pode ser impressa em impressora térmica, comum ou enviada por e-mail ao cliente. Não é voltada para atividades empresariais.

A cada venda, as informações são transmitidas para a Secretaria da Fazenda e esses dados podem ser consultados a qualquer momento. O objetivo do uso da NFC-e é extinguir o ECF, dar mais segurança e agilidade para o FISCO e também para o pet shop.Ela é muito parecida com a NF-e, mas possui diferenças de informações e regras. Sua empresa pode precisar emitir NF-e e NFC-e ao mesmo tempo.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre os tipos de nota fiscal eletrônica, esperamos que fique mais fácil realizar a emissão na sua empresa!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email