ERP SAP B1

Por que o SAP B1 é considerado o ERP mais funcional do mercado?

Funcional pode ser traduzido como adaptável. Mas nem tudo que parece e se diz verdadeiramente passível de adaptação o são. Por isso que as pessoas acabam se decepcionando com soluções tecnológicas, porque elas nem sempre entregam todo o prometido. Por exemplo, se pensarmos em um ERP: o que se espera da solução? O que o faria uma solução global? Quais funções tornam esse tipo de software uma ferramenta intercambiável e capaz de substituir outras?

Todo negócio é baseado em necessidades parecidas, quando o assunto é gestão, mas a depender do tamanho da empresa, essas proporções variam. Então adaptabilidade, será tratada aqui como a forma de abranger essas situações com a mesma excelência. O porquê de adotar o SAP Business One para os diversos casos você encontra a seguir!

ERP expansível garante adaptabilidade

Capaz de abraçar diversos tamanhos de negócios, o B1 é o ERP ideal para projetos (à priori) pequenos e/ou médios, mas que também disponibiliza estrutura para rodar em empresas maiores. Já que os recursos disponíveis para essa versão englobam as principais áreas da gestão, da contabilidade à produção, não deixando de lado a gestão de projetos.

Ser expansível é também ser moldável. Em outras palavras, este formato de ERP dá aos usuários a possibilidade de integrar os serviços necessários de cada setor em uma mesma plataforma. Assim, produção e logística podem trabalhar em uma mesma interface, sem precisar compartilhar infinitas tabelas.

Quando o assunto é armazenamento, o SAP Business One também mantém o compromisso com a expansividade, já que o banco de dados é todo in memory. Além de não haver perigo de faltar espaço, o sistema de processamento SAP HANA (incluído no B1) fica responsável pelo arquivo e transporte das informações. Seus dados não rodam a internet em nuvens terceiras, é tudo feito de maneira personalizada para garantir satisfação e segurança nos processos.

Funções que o ERP garante para o dia a dia da empresa

Ser multitarefas é uma das definições de multifuncional. Mas não basta englobar todos os serviços, é preciso desenvolver uma interface que faça sentido, que seja capaz de relacionar dados e facilitar as tarefas de análise.

As integrações de recursos são feitas em conjunto: o usuário traz suas necessidades e o especialista desenha o escopo do projeto. Isso é possível porque o estilo do software já é programado para oferecer essa personalização.

A ideia é que os setores tenham módulos, facilitando a organização da plataforma. Porém sempre haverá conexão entre eles, dando suporte na comunicação e reduzindo os erros em cálculos e conferência. Com o ERP, integração entre aplicativos, sites, e-commerces e ferramentas de controle também são possíveis. Basta detalhar tudo isso com o especialista e aproveitar as vantagens da automatização!

Setores e tarefas beneficiadas com o software de gestão

A lista de setores que ganham recursos automáticos com a instalação de um ERP são:

  • Contabilidade e financeiro: SPEDs, REINF, Bloco K, gestão global (financeira, contábil, fiscal), fluxo de caixa, consolidação bancária, planejamento orçamentário;
  • Compras e operações logísticas: cadastro de fornecedores, controle de entrega, análises de demanda, manifesto de carga etc.
  • Armazenamento, inventários e distribuição: recebimento e uso de matérias-prima, entrega de produtos acabados, transporte completo, lotes, controle de entrada e de saída (feitos por data);
  • Produção e MRP: PCP, roteirização, tempos, movimentos e cálculos de custos;
  • Gerenciamento de projetos: controle de tarefas, indicadores de andamento, materiais, horas de trabalho, investimento utilizados ou necessários, KPIs, métricas de apoio;
  • Vendas e serviços: contratos, faturamento, integração e-commerce, balanços;
  • Administração geral: consolidação de dados, análises com geração de relatórios, comparativos essenciais.

TOP 3: vantagens de incluir uma ferramenta de gestão automatizada

Certamente vai encontrar muitas versões dessa lista, na visão de outros especialistas. Mas esta leva em consideração pontos como: praticidade, rotina e aplicabilidade, pois de nada adianta termos uma ferramenta que dificulte a vida de quem a utiliza com mais frequência.

1º lugar: fluxo contínuo e integrado

A criação de um fluxo contínuo e integrado de trabalho dá aos colaboradores maior segurança em realizar tarefas do dia a dia sem depender de avaliações constantes. Esta é uma das formas mais eficazes de dar autonomia à equipe, sem que isso interfira no trabalho de alguma forma.

Assim favorecemos o controle, a produtividade e o planejamento, dando visão completa das etapas. Ainda que nem todos os funcionários consigam se comunicar diretamente, a ferramenta oferece insights que permitem a implementação constante de melhorias nos fluxos internos.

2º lugar: comunicação sem falhas

Com o uso de um ERP a comunicação é feita sem necessidade de reuniões constantes. Claro que não dispensamos alinhamentos, mas eles podem ser feitos com outros propósitos, sem ser a simples troca de informações.

A comunicação é ponto central de qualquer negócio, por isso precisa ser destacado. Sendo assim, o SAP Business One permite:

  • Conectar setores;
  • Alinhar expectativas por meio de dados precisos;
  • Acompanhar o andamento dos processos em tempo real.

O resultado é: menos imprevisibilidade, redução de cobranças desnecessárias, melhor projeção de prazo, estabelecimento de metas realistas e diminuição de interpretações errôneas.

3º lugar: menos tarefas manuais

Organizar tarefas, padronizar procedimentos e sua execução, ajuda a ordenar o fluxo de trabalho. Todavia, organização não é tudo, para melhorar a gestão de tempo e dar mais liberdade para tarefas mais complexas precisamos de sistemas automatizados.

Assim como uma máquina trabalha mais depois de programada de acordo, nós humanos rendemos mais se formos poupados de tarefas simplistas e manuais facilmente feitas por um sistema ERP. Com isso, ordenamos prioridades, aumentamos a qualidade dos resultados, minimizaremos erros e retrabalhos. Além de agilizar e reduzir o tempo para a realização de serviços rotineiros. Tudo isso colabora para a otimização das operações.

O suporte te ajuda a entender o passo a passo

Soluções de TI precisam ser bem planejadas, começando com a avaliação da compatibilidade da ferramenta com os processos internos da empresa. Dessa forma as etapas de implementação fluem mais rápido e com mais assertividade.

Durante a implantação e também utilização, não dá para abrir mão da consultoria SAP, ela é quem irá garantir pleno funcionamento da ferramenta e adequação à rotina da empresa. Por isso, contar com equipes especialistas em soluções tecnológicas é o melhor meio de alcançar o sucesso empresarial.

Já deu para ter uma bela noção de como o ERP SAP Business One vai ajudar na competitividade da empresa, otimizando a gestão e a operação. Pense no top 3 de vantagens! Mas se isso não for suficiente, entre em contato com a equipe, tire todas as suas dúvidas e peça uma demonstração. Nada melhor que a prática, não é mesmo?

Para saber mais sobre o ERP Sap Business One, siga acompanhando os conteúdos deste blog. São artigos feitos para facilitar a sua compreensão sobre o tema, sem deixar de lado as observações técnicas essenciais sobre a tecnologia e suas soluções!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email