ERP como suporte para crescimento acelerado

Como um ERP prepara uma startup para o futuro?

O crescimento acelerado exige preparo e planejamento, sobretudo ordena agilidade nas ações. Convenhamos que não dá para se preocupar com expansividade se ainda estamos focados em analisar dados de forma manual, por exemplo. Por isso, todo negócio que pretende expandir com certa velocidade precisa de ferramentas pautadas no futuro, como é o caso de um ERP.

Além da inovação, um outro termo que deve reger os passos de uma startup que busca investimento é automação. Ao excluir a preocupação exacerbada com processos cotidianos, mais agenda temos para o que importa: a ação. Só expande quem otimiza, e só otimiza quem age no momento ideal.

Entregas nesse nível são possíveis de duas formas: pessoas de alto nível e sistemas de gerenciamento inteligentes (ERP). As duas certamente trarão resultados excepcionais mas só uma delas, a longo prazo, te faz economizar tempo e mais recursos. Contar com Machine Learning e IA de um ERP facilitaria suas próximas decisões?

Entenda, a partir das funções e algumas comparações, como um ERP pode ajudar um negócio que deseja crescer. Saiba mais!

Funções de um ERP

O ERP é um sistema de planejamento de recursos empresariais que possibilita automação de todos os processos de negócio. Isso significa que desde micro funções – como armazenamento de dados – até balanços financeiros e gestão completa da produção podem ser controlados por um ERP.

Essas funcionalidades ultrapassam o armazenamento de dados, podendo incluir, também, análises internas e externas, possibilitando um crossing over de informações. Assim, tudo que poderia impactar as próximas ações já passa a ser considerado pela própria ferramenta. Tudo isso graças aos mecanismos inteligentes, que incluem IA (Inteligência Artificial), Machine Learning (aprendizado automático da máquina) e outras funções analíticas avançadas, programadas de acordo com as demandas de cada mercado.

Na prática, um ERP proporciona:

  • Gestão de ativos: manutenção integrada ao planejamento inicial, o que poupa tempo, evita o desperdício de recursos e aumenta a vida útil de equipamentos e sistemas.
  • Automatização das finanças: fechamentos financeiros e contábeis sem desvios de cálculos.
  • P&D e Engenharia de Produto: maior controle sobre os ciclos de vida de produtos, serviços e insumos essenciais, quer estejamos falando de produtos físicos ou tecnológicos/digitais.
  • Gestão de Sourcing: centralização de custos com compras, análise de itens de catálogo, integração entre recebíveis e pagáveis.

Ainda existem outras operações que facilmente se adaptam à modulação de um ERP, mas o principal ponto é: um sistema IA é capaz de diagnosticar cenários, liberar insights e, sobretudo, acelerar ações e resultados. Se não é isso que uma startup precisa para se posicionar no futuro, o que seria?

Dinamicidade e velocidade de um ERP

Deu para perceber que o mercado inovador precisa é de maleabilidade, e para sobreviverem a isso, as startups – ou mesmo as empresas tradicionais que buscam expansão ou escala – precisam de dinamicidade.

Dinâmico tem haver com movimento, com mudança, com adaptação. Se um negócio tem uma alma rígida, não há muito o que se fazer. Mas se o problema é instrumental (no sentido de processos), um software inteligente possibilita que se acompanhe esses movimentos do mercado.

Não dá para ser flexível se ficamos presos a pequenas coisas: set-ups físicos e sistemas sem integração. Além de reunir dados, um bom sistema de planejamento de recursos (ERP) precisa disponibilizar acesso remoto e seguro aos seus usuários. Afinal, ao pensarmos em startups que desejam, um dia, se tornarem unicórnios, no mínimo elas precisam ter estrutura para funcionar de qualquer lugar do mundo.

Um ERP não é para ser mais um obstáculo tecnológico a ser dominado, é para servir como step de crescimento, simplificando processos e conectando dados e pessoas. Além de garantir visão abrangente sobre o negócio e proporcionar maior controle sobre planos de ação e resultados esperados.

Sempre que simplificarmos um processo, mais perto estaremos de estabilizar a curva de crescimento. Em outras palavras, negócios bem estruturados, com otimizações nas tarefas e controle sobre a gestão sustenta sua própria expansão, já que tem mais espaço para responder às novas oportunidades de mercado. Inclusive, a Exame trouxe à tona um caso como esse, basta acessar o site da revista.

Como proceder com a instalação de um ERP?

As maiores dúvidas sobre um ERP orbitam em torno da instalação, de como esse tipo de tecnologia impacta pessoas, processos e gestão. Afinal, como um sistema único pode ser tão completo para todo e qualquer tipo de mercado?

Nada melhor que listar 5 motivos para concluir, de vez, que um ERP é peça fundamental para prover e garantir base sólida para o crescimento acelerado de um negócio. Confira:

  1. Adaptabilidade: montagem de fluxos e definição de KPIs de acordo com o projeto. Assim, suas análises estarão sempre de acordo com o tipo de negócio e com o mercado.
  2. Confiabilidade: sistemas seguros e com acessos controlados, impedindo o vazamento de informações e a invasão aos bancos de dados.
  3. Escalabilidade: design de um ERP garante integração completa de soluções, permitindo que o sistema cresça junto com a empresa, seja em quantidade de módulos ou capacidade de operação.
  4. Flexibilidade: armazenamento em nuvem permite que, independente do servidor de acesso, os funcionários poderão fazer seus registros. A segurança está no controle de acesso e nas permissões concedidas, tudo customizável!
  5. Redução de custos: trabalhar na nuvem reduz manutenção de equipamentos da TI, além de possibilitar a compra de pacotes essenciais, pagando somente pelo que realmente será utilizado.

Se crescer é se adaptar, o sistema modular de um ERP está mais que pronto para atender a qualquer demanda! Mas para definir quais funções um negócio precisa para suprir suas atuais [e futuras] necessidades, é preciso ajuda de um especialista.

Clicando aqui você consegue contato direto com algum membro da nossa equipe. Todo projeto é personalizado e feito sob medida, considerando o cenário atual e as expectativas futuras de crescimento. Se a estrutura atual de um negócio não é flexível, ela precisa ser repensada! E o ERP é o sistema de planejamento de recursos estratégicos mais conhecido do mercado. Se tiver outras dúvidas, leia mais em nossa seção de artigos ou entre em contato agora mesmo.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email