Indicadores-chaves de desempenho

Indicadores-chaves de desempenho para o setor industrial: qual sua importância?

Os indicadores-chaves de desempenho, mais conhecidos pela sigla em inglês KPI’s (Key Performance Indicator) são métricas fundamentais que permitem analisar e medir os resultados de uma empresa ou de uma ação, em qualquer ramo de negócio. Na indústria, a adoção desses indicadores vem se tornando cada dia mais comum, pois por meio deles é possível obter dados mais assertivos a respeito da saúde da companhia.

O grande propósito do uso de KPI’s no setor industrial é viabilizar a construção da visão estratégica sobre os processos que acontecem cotidianamente no chão de fábrica, bem como, quais são os resultados entregues pelas equipes administrativas. Isso colabora para mensuração do crescimento e orienta a tomada de decisões, fazendo com que os gestores possam estabelecer metas mais palpáveis e realistas.

Além disso, dentro do setor industrial a adoção desses indicadores colabora para uma rotina de trabalho mais otimizada, facilitando também o dia a dia de todos os stakeholders, desde as funções de gestão, bem como funções do setor de produção. Os KPI’s facilitam também o entendimento a respeito dos pontos de melhoria para que os processos internos possam ser ajustados.

Quais indicadores escolher?

Cada setor industrial tem suas próprias características produtivas e demandas, sendo assim, os KPI’s podem variar dependendo do ramo de atuação da empresa em questão. Porém, mesmo assim, existem alguns indicadores fundamentais para analisar o bem-estar de qualquer companhia, independente do seu ramo de atuação. Abaixo estão listados alguns destes indicadores:

1. Ticket médio: esse indicador é comum em vários modelos de negócio. Sua função é mensurar a quantidade de vendas realizadas pela empresa em um determinado período de tempo. Seu cálculo é feito a partir da divisão entre o valor total da receita pela quantidade de vendas realizadas no período escolhido para análise.

2. Produtividade homem/hora: tem como objetivo calcular a produção média de um colaborador por hora trabalhada. Seu cálculo pode ser feito para cada colaborador de forma individual, por turnos, ou pela produção de cada máquina. O cálculo tem como base, a divisão dos itens produzidos pela quantidade de horas trabalhadas daquele colaborador, setor ou maquinário.

3. Time to market: serve para indicar o tempo que o produto leva para estar disponível aos compradores. Seu cálculo deve abranger todos os processos de desenvolvimento, desde a concepção do produto, passando pela produção, até a venda ao consumidor final.

4. Overall Labor Effectiveness – Eficácia Geral do Trabalho: indicador responsável por avaliar a qualidade do trabalho realizado pelos colaboradores da empresa. Leva em consideração variáveis como o desempenho, a disponibilidade e a qualidade dos itens produzidos por este colaborador.

5. Tempo médio das falhas: uma indústria é composta por milhares de máquinas, as quais, às vezes, podem falhar. Esse indicador tem como função mensurar a frequência com que as falhas acontecem, pois, em inúmeros casos, um erro em um equipamento pode provocar a parada geral um setor interno da indústria.

Como acessar esses indicadores-chaves de desempenho?

Essas métricas demandam acompanhamento constante e realizar esse processo de forma manual, ou, por meio de ferramentas que não são tão apropriadas para analisar os KPI’s, é problemático, uma vez que o fornecimento de dados pode acontecer de forma errônea, atrapalhando a interpretação dos mesmo.

Dessa maneira, para que estes KPI’s sejam mensurados da melhor forma, é preciso contar com algum tipo de sistema de gestão ERP. Esse tipo de software concentra e fornece as métricas eficazes para a indústria, evitando falhas, e proporcionando o acesso a números reais e relevantes!

Para entender melhor a respeito de como um sistema ERP pode impactar de forma positiva o crescimento de uma indústria e como sua instalação pode ser extremamente benéfica aos envolvidos no processo produtivo industrial, fale com um de nossos especialistas! Basta clicar aqui.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email