Estar atento às grandes ondas da inovação é um dos fatores essenciais para garantir mercado. Se a ideia é viver o sonhado crescimento acelerado, símbolo das startups, é preciso planejar e gerir com estratégia, não esquecendo do uso da tecnologia e seus benefícios. Seja com plataformas ou softwares ERP, a gestão de um negócio diz muito sobre seus caminhos e sobre seu futuro.
Não é à toa que grandes empresas perderam nome e espaço por simplesmente optarem por não arriscar, deixando de lado a tecnologia e as mudanças no cenário. Ao ignorar oportunidades de inovação, a estagnação acaba sendo a sua maior consequência.
Antes que dê tempo de criar falsas ideias sobre o que, na prática, significa inovação, chegou a hora de entender melhor a relação entre mercado e tecnologia. Além de conhecer casos reais de empresas que negaram mudanças e foram [ou quase] extintas do mapa.
Inovar não é radicalizar!
Toda empresa tem seu modus operandi, aquilo que a diferencia das demais, o que podemos chamar de “alma” do negócio. Isso deve permanecer! Inovar não é alterar valores e anseios, é transformá-los em gatilhos. Em outras palavras, o conceito de inovação está fortemente relacionado a como faremos para impulsionar e explorar possibilidades de escalar mercado. Não é sobre recriar o mundo, ou como dizem, “inventar a roda”.
A relação entre inovação e permanência de mercado tem como princípio base a competitividade. Para estar à frente é preciso acompanhar a tecnologia e saber como lidar com ela, pois não adianta grandes ferramentas de apoio (ERP, Inteligência Artificial etc.) se os processos e ideais de uma empresa não são inovadores.
Pautar se no futuro é importante para sobreviver! Basta pensar no último biênio, a crise tomou conta da saúde mas também baixou as portas de muitos negócios. Então seja desapegado e coloque a inovação como pauta, para todas as áreas da empresa e também da vida pessoal. Aprenda a sobreviver! E de preferência com a tecnologia.
Adotar um software ERP acelera crescimento de mercado
A meta é crescimento acelerado? Foque no que importa. Para continuar expandindo, é preciso focar na estratégia e principalmente em como otimizar ideias que já funcionam. Visto que nem tudo podemos controlar, principalmente se tratando de mercado, o principal é elevar o nosso core business.
Invés de se preocupar com o simples e manual, o destaque precisa ser a gestão. Claro que as planilhas e todos dados sobre um negócio são relevantes, mas esse tipo de trabalho não pode tomar mais tempo que o necessário. Que nesse caso deve ser mínimo!
Qualquer obstáculo facilmente resolvido pela tecnologia deve ser eliminado, pois os esforços precisam estar voltados para outros tipos de captação, como a de recursos, por exemplo. Logo, vale pensar no investimento em um sistema de gestão que automatize os processos internos, que é a função principal de um ERP.
Mas o que isso tudo tem haver com tecnologia, gestão estratégia e crescimento? Podemos perguntar para empresas que optaram por não inovar, ou melhor, podemos [e devemos] aprender com elas. Segue o fio!
Empresas que perderam por não inovar
A não-inovação pode ter diversos resultados, desde uma “simples” perda de valor até chegar em processos de falência. Assim como o mercado é bastante fluido, a gestão também deve ser. É isso que sustenta a competitividade.
A seguir, você tem exemplos de empresas que foram “banidas” de todos os radares por não terem aceito ofertas de inovação. Acredite, não há espaço para céticos no mundo tech, só para sonhadores e planejadores.
- Nokia: não aderiu à chegada dos smartphones e foi de uma das maiores Big Techs no mundo a uma lembrança de tempos da internet discada e dos telefones sem múltiplas funções.
- Kodak: seu não à digitalização da fotografia rendeu perda de mercado. Às vezes a ideia é realmente genial, mas se não for colocada em prática por você, outro fará!
- Blockbuster: do VHS ao DVD, mas se esqueceram do mundo digital. Os streamings dominam o cenário e os filmes em disco físico viraram lembrança. Aquela proposta era boa, mas o CEO da locadora decidiu não acreditar na inovação.
- Yahoo: o domínio das mídias recusou se integrar aos mecanismos de busca e parou no tempo. Ficou sendo um site de mídias, facilmente substituível hoje, uma pena.
Qual a lição disso? Sempre vão existir forças externas tentando tirar uma marca do páreo, como novas empresas, tendências, mudanças de comportamento dos consumidores, concorrência e outros. Entretanto, para se manter nessa disputa é preciso continuar inovando, se tornar competitivo é o que mantém alguém no mercado. Existem, ainda, outros exemplos de empresas que faliram por não acreditar nas novas ideias, basta procurar pela internet.
Então, se precisar se inserir em novos mercados, aumentar receita, melhorar processos ou adicionar um ERP em seu dia a dia, faça! A tecnologia e a inovação não são vilãs, são ferramentas de crescimento.
ERP ajuda a preparar o crescimento!
Segundo dados do relatório da Brainyard, da Oracle NetSuite, as tendências do mercado de demonstram que os investidores continuam interessados em startups early-stage, ou seja, aquelas em estágio de captação dos recursos e prontas para inovarem.
Diante disso, qualquer negócio que esteja em busca de aporte deve se preocupar em estar pronta para inovar e se adaptar ao futuro. Ou seja, todo o seu core precisa estar focado em gestão estratégica.
Por isso que a aquisição de uma solução integrada de gestão e de controle financeiro possibilita à empresa crescer, pois ela simplifica processos e sustenta essa necessidade de escalar. Assim os esforços estarão voltados para responder às novas oportunidades, sem que para isso precisemos fazer “loucuras”.
O sucesso é dobrado com a ajuda de cálculos bem feitos e a tecnologia pode e sempre vai nos salvar nesses casos. Automatizar é inovar, acreditar na IA de um ERP é inovar. Lembre-se: isso aumenta as chances de alavancar um negócio sem que para isso precisemos mudar sua “alma”.
Os sistemas de gestão integrada aparecem na etapa do caminho em que a estratégia supera a mão na massa. Pois um ERP não vai tirar a qualidade dos dados ou das análises, vai disponibilizar mais tempo e liberdade para descobrir o que fazer com isso.
Operar globalmente exige inovação!
Crescimento acelerado também significa facilidade de expansão. Mas para acompanhar as regras do jogo, é preciso estar equipado com ferramentas que suportem o mercado interno e externo. Caso contrário, o financeiro certamente pode ruir.
A implementação de um ERP, entre outras vantagens, pode proporcionar a integração de áreas como contabilidade e finanças a outros sistemas, como o de faturamento, o de compliance tributária e o de CRM. Tudo extremamente necessário para controle de uma empresa.
Sistemas ERP são altamente personalizáveis, visto que sua plataforma é modular e pode ser adaptada a diferentes cenários. Isso também é inovação! Procure um especialista para entender melhor essa relação e muitas outras. Não se moldar ao mercado é perigoso, correto?