Novidades tecnológicas de 2022

Novidades tecnológicas de 2022

A busca pela inovação no ambiente empresarial é incentivada pelo próprio mercado, não há dúvidas. Negócios que não se atualizam tendem a perder competitividade e credibilidade com seu público. Portanto, o mínimo, hoje, é se manter alinhado às novidades tecnológicas, isso garante mais visibilidade e possibilidades de escalar um negócio, independente do segmento de atuação.

É preciso, também, criar uma visão mais analítica acerca dessas tendências, aprendendo a avaliar quais são pertinentes para cada tipo de projeto. Afinal, todo e qualquer investimento em novidades tecnológicas converge para um mesmo objetivo: colher frutos (financeiros e organizacionais) a curto, médio e longo prazo.

Neste artigo você encontra as principais tendências para este fim de 2022, além de olhar para as novidades tecnológicas com mais familiaridade. Mesmo porque, a inovação se encontra também nas pequenas mudanças.

O que esperar do futuro e das novidades tecnológicas?

O próprio homem, há alguns anos, tinha fantasias de como seria o futuro, quais mudanças a tecnologia traria para o dia a dia. Robôs auto suficientes? Inteligência artificial? Uma das principais ideias era essa, de que poderíamos substituir trabalhos manuais, feitos por nós humanos, por máquinas totalmente independentes. E não estávamos tão equivocados, afinal, hoje já existem aparatos que seguem essa linha. Mas já parou para pensar como isso chega até nós, até nossa rotina e até mesmo ao nosso trabalho?

A disseminação de uma tecnologia depende de diversos fatores, um dos principais é a localização. As novidades tecnológicas nem sempre acontecem ao mesmo tempo em todos os lugares do mundo, é bastante comum que países mais desenvolvidos sejam beneficiados primeiro com os lançamentos. Porém, não quer dizer que a inovação não chegue a países ainda em desenvolvimento. A única diferença é que essas mudanças acontecem em momentos mais apropriados, em que essa onda de novas tendências faz mais sentido.

Aproveitando para responder a pergunta desta seção, o que se pode esperar das novidades tecnológicas para esse ano é facilitação. A grande maioria das tendências está ligada ao uso da inteligência artificial para auxiliar no controle da gestão e na tomada de decisões. Além de ajudar no gerenciamento de crises, evitando grandes impactos negativos.

Investir em tecnologia dá ao negócio mais visão de futuro, pois conseguiremos antecipar muitas coisas. Isso significa menos pressão, mais possibilidade de correção de erros (de forma rápida), previsão de atrasos ou demandas pouco tangíveis. É colocar a máquina para trabalhar como aliada da memória, da percepção e da capacidade de decidir, tudo pautado em resultados e análises inteligentes.

Como a tecnologia avança?

A tecnologia mudou a forma como as pessoas se relacionam, suas formas de consumo, como elas fazem escolhas. No geral, quase todas as coisas hoje têm uma fração de tecnologia envolvida em seus processos. Esse é um dos motivos de não podermos ignorar as novidades tecnológicas, elas estão em todas as áreas de vida humana, independente da proporção.

Pensando no mundo dos negócios, a tecnologia ajuda a manter a competitividade, diminuindo o risco de sermos ultrapassados pela concorrência. Mas para isso, é preciso estar disposto a adaptar-se, o que inclui apostar em inovação e novas formas de gerenciar o negócio e também em lidar com o planejamento de forma mais estratégica. Neste sentido, as novidades tecnológicas são as principais responsáveis por nos colocar à par da mudança.

Hoje, as novidades tecnológicas se pautam nos dois mundos: operacional e estratégico, ambos se completam e se complementam. Sempre que uma solução conseguir olhar ambos os lados com a mesma preocupação, os processos serão otimizados. Logo, haverá uma melhora na utilização dos recursos, com mais agilidade e produtividade para o dia a dia. A consequência mais visível disso é a melhora na performance.

Além do mais, todas as novidades tecnológicas se baseiam em reformulações. Ou seja, uma nova forma de lidar com um processo surge para suprir necessidades já vistas em alguma parte. Nada é criado sem uma boa base de testes e identificação de gargalos, por exemplo. Então, todas as soluções ou conceitos que veremos a seguir, na seção de principais novidades tecnológicas, surgiram de necessidades comuns ou de ambições que pretendem nos dar mais poder de antecipação. Acompanhe!

Principais novidades tecnológicas de 2022

Sem muitas surpresas, 2022 é o que podemos chamar de “o futuro” chegou. E de fato, já temos novas tecnologias capazes de transformar a jornada das empresas rumo ao sucesso. Os últimos anos já foram uma pequena prova disso, já começamos a pensar em: inteligência artificial, internet das coisas, automação completa de sistemas etc. Ou seja, há tempo que as novidades tecnológicas estão ganhando espaço, e não se adequar a elas abre margem para concorrência e perda de mercado. Então melhor ficar de olho!

Pensando nisso, separamos uma lista com 5 novidades tecnológicas que estão ganhando holofotes cada vez maiores no mercado, dando às empresas a tão sonhada possibilidade de antecipação. Acompanhe a lista:

1. Hiperautomação

Esse tipo de tecnologia permite identificar, examinar e automatizar o maior número de processos de um negócio, permitindo escalabilidade e operação remota do modelo de negócios. Aqui temos combinado automação robótica dos processos (RPA) e inteligência artificial (IA), sempre trabalhando para proporcionar agilidade.

As plataformas de hiperautomação são variadas e, no geral, podem ser aplicadas às tecnologias já existentes em um negócio, com melhoria na performance a custos menores. Neste caso, a principal ideia é dar velocidade à gestão e ao processamento de informações.

2. Inteligência de decisão

Modelos analíticos capazes de se auto alimentarem podem dar a liberdade que precisamos para uma tomada de decisão. Mas cuidado, a decisão ainda é do gestor! Um sistema como esse foca em dados e nas relações entre eles, portanto, todos os resultados obtidos aqui partem de análises feitas em tempo real, sem simulações de qualquer natureza.

A função de modelos como esse é filtrar dados relevantes e criar formas de análise baseadas em uma visão 360º do negócio. Por isso que as decisões são facilitadas, temos acesso a material mais palpável na hora de escolher qual caminho seguir.

3. Sistemas autônomos

Outra das novidades tecnológicas que são tendência para 2022 são os sistemas autônomos ou autogerenciados. Nada mais são que softwares capazes de se automodificar com os próprios algoritmos. Neste caso, não há necessidade de intervenção externa para atualizar ou otimizar qualquer tipo de interface analítica, o próprio aprendizado da máquina faz essas operações.

A longo prazo, recursos como esses serão comumente utilizados em espaços inteligentes, haja visto que possuem maiores capacidades de adaptação às exigências e novas realidades.

4. Aplicativos combináveis

Estes são sistemas desenvolvidos por interfaces modulares que podem ser facilmente integrados a outros softwares, proporcionando a real gestão integrada de negócios. Neste caso, podemos pensar facilmente em ERPs, que permitem todas essas adaptações, sendo facilmente integráveis à maioria dos sistemas utilizados no ambiente corporativo.

Além do mais, aplicativos como esse focam na facilidade de uso e reutilização de códigos, o que auxilia na implementação de novos recursos e soluções. Não é preciso ser refém de um programa que pouco acrescenta ao dia a dia. Aqui a grande jogada está na personalização permitida por essas novidades tecnológicas.

5. IA Generativa

Assim como os sistemas autogerenciados, a IA generativa é uma forma de recriação de processos baseada em um tipo de tecnologia, a Inteligência Artificial. Este é um outro método de aprendizado de máquinas baseado em dados, feito para criar e inovar. Não há cópia, é sempre uma recriação!

Claro que as novidades tecnológicas não param por aqui! Esta pequena lista de 5 itens é apenas uma das visões de futuro para os negócios. Porque sempre que pensar em competitividade, pense em inovação. Uma das formas de inovar é tecnologizar conscientemente e com estratégia, assim o crescimento de um negócio é resumido na antecipação e não por meio da gestão de crises. O caminho menos árduo passa pela tecnologia!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email