SAP para turismo e hotelaria

Utilizando recursos SAP dentro do mercado de turismo e hotelaria

A retomada significativa das atividades turísticas tem virado notícia nas maiores fontes de informação do país, como a própria CNN. Mas não é só a “simples” volta que merece destaque, é preciso falar também sobre como isso afeta os empreendimentos responsáveis pelo setor, principalmente quando o assunto é gestão. Então, possíveis primeiras questões seriam: como se adequar às novas necessidades sem perder o padrão de gestão eficiente? Ferramentas novas? ERP estilo SAP? Mais funcionários? Novos processos?

Sabemos que, do mesmo jeito que a pandemia acabou por radicalizar alguns hábitos, a retomada implicaria em adequações, já que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a qualidade e segurança nos serviços. Tendo isso em vista, é preciso falar sobre mercado, sobre ações e caminhos para otimizar a rotina sem perder o controle sobre os processos. Já que se não estava preparado, saiba que a procura para julho de 2022 já promete crescer em mais de 50%.

Demanda reprimida e a crescente do turismo

O turismo por si só nunca deixou de existir, ainda que em meio à pandemia e às restrições de circulação de pessoas. Mas o que vimos acontecer foram interrupções consideráveis no fluxo de pessoas que viajavam sempre e que agora, mais que nunca, anseiam por reacender esse hábito. É daí o principal aumento das buscas!

Ao contrário do que se pode pensar, os preços não diminuíram, na verdade eles estão mais altos. Porém, para algumas pessoas, o longo período sem programações extras foi suficiente e esperar não parece mais uma opção. O que torna esse o público-alvo que todo mundo deseja: ansioso e pronto para investir!

É verdade que a disposição é muito importante, mas quanto mais alta ela for, mais severas serão as exigências. Então não pense que entregar o mesmo serviço simplesmente encerra os problemas, muito pelo contrário!

Como a SAP auxilia na gestão de empreendimentos turísticos?

A dependência da tecnologia é carta dada: quase nada funciona sem o auxílio de processos total ou parcialmente digitais. Mas isso não é uma crítica, é mais um convite à reflexão, de como em pleno século XXI nós não podemos deixar de lado algo que ao mesmo tempo é material e imaterial: as tecnologias da informação.

Sendo entendido como recurso universal, tudo que é tecnológico tende a dinamizar as relações e facilitar o dia a dia das pessoas. Isso vale para todos os segmentos, inclusive para o turismo! O importante é saber como e quando usar, porque o uso de ferramentas faz sentido quando estamos estrategicamente preparados para implementá-las.

Por exemplo, quando se pensa em hotelaria, o que primeiro vem à sua cabeça? Hospedagem, certamente! Mas ela envolve pequenas etapas que vão exigir controles severos, como: reservas de quartos, gestão de suprimentos, controle de funcionários, dinamização de processos etc. Sendo que todas essas informações, apesar de serem únicas, precisam estar conectadas! Só assim que um grande empreendimento consegue funcionar em seu mais alto nível e atender às expectativas de clientes e colaboradores.

Há diversas maneiras de conectar pessoas e informações, uma delas é utilizando sistemas de gestão capazes de integrar todos os setores de um negócio. Como grande exemplo, temos a SAP, que em suas diversas versões de ERP, é capaz de facilitar a gestão de empresas de todos os tamanhos e que atuam em diferentes mercados.

Quer um exemplo de como o nicho de turismo pode se beneficiar da SAP para gestão? Segue o fio!

ERP no turismo: como a SAP pode ser utilizada na prática?

Assim como dito, neste e em outros conteúdos sobre a SAP, as tecnologias ERP têm como principal função integrar os dados de gestão. Então não ouse pensar que estamos falando sobre mais um simples banco de dados que armazena as informações e as deixa à sua disposição, é mais que isso! É sobre ter inteligência digital para programar ações e analisar estratégias, conseguindo ter visões 360º sobre o passado, o presente e um futuro próximo de um negócio.

Com os sistemas SAP, você consegue organizar processos e centralizar os comandos, permitindo automação inteligente, redução quase que completa de trabalhos manuais (chega de preencher 5 planilhas!) e maior projeção de crescimento. Isso tudo porque a integração é interna e também externa, se essas forem as suas necessidades.

Primeiro: vamos partir do pressuposto de que o turismo é uma verdadeira cadeia e tentar trabalhar com ferramentas sem integração pode ser um verdadeiro tiro no pé. Acredite, precisa de aliados!

Segundo: quando as pessoas decidem “turistar”, elas não precisam só de um lugar para ficar, vão precisar de transporte e também de alguém que facilite seus processos. Então, o seu empreendimento de hospedagem precisa estar preparado para gerir parcerias e conseguir conectar as diferentes fontes de informações. Mas a boa notícia é que as versões mais recentes dos ERPs já fazem esse tipo de integração de dados externos, tudo em tempo real!

Isso tudo facilita a vida de todo mundo: donos de hotéis, de agências e mesmo os clientes, que contam com serviços mais bem preparados para atendê-los nessa nova etapa do turismo. Para deixar isso tudo mais palpável, deixamos a seguir uma prévia sobre a implantação do sistema SAP em um dos maiores empreendimentos turísticos do Brasil, o Parque Maeda!

Acompanhe!

Sistema SAP em ação: como o Parque Maeda vai integrar processos

Muito conhecido no Brasil pela gama de serviços de turismo ofertados, o Parque Maeda é referência no segmento, englobando desde eventos de entretenimento até hotelaria. Sendo que a necessidade de uma melhor gestão está justamente nessa diversidade: como manter a qualidade sem se perder na quantidade?

Pensando nisso, eles decidiram pela implementação de uma solução SAP com a Intragroup, buscando dar um passo estratégico importante: integrar todos os processos e entregar maior controle para a gestão. Eles precisavam combinar o controle interno ao externo, já que suas parcerias também são essenciais para a manutenção da rede.

O projeto prevê, então, a integração dos pontos de venda e a gestão da pousada em si, tudo conectado ao sistema SAP! Com isso, a visão sobre consumo e necessidades ficarão em uma única interface, facilitando as ações gerais e também as análises por parte da gerência.

Dessa forma, a atração não é mais somente exemplo de posicionamento turístico, mas também de como receber bem os clientes através de uma gestão qualificada e pronta para atender às necessidades externas e internas.

E esses são só alguns dos módulos possíveis quando falamos em gestão de turismo, mas os sistemas SAP são altamente personalizáveis. Você demonstra as necessidades e a SAP te entrega caminhos. A tecnologia conecta a sua gestão, literalmente! Procure um especialista.

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