Consultoria e suporte SAP

Principais diferenças entre consultoria SAP e suporte AMS

Quando uma solução SAP é integrada a um negócio, é impossível pular determinadas fases da operacionalização. Primeiro vem a preparação, seguida do desenvolvimento do escopo, da instalação, finalização e por fim o start. Mas além disso, é preciso sempre pensar no suporte técnico a médio e longo prazo, pois é no dia a dia que as questões que envolvem o uso prático dessa tecnologia irão surgir, e certamente precisarão de ajuda especializada.

Se tratando de softwares de gestão, existem dois tipos principais de aporte técnico: o suporte AMS e a consultoria SAP. São serviços que inclusive tendem a aparecer em etapas distintas no processo de implementação da solução. Enquanto um é pontual e focado em dores específicas do uso, o outro é full time e bem mais abrangente.

Entender as diferenças entre o suporte AMS e a consultoria SAP é essencial para quem já é adepto ao uso desses produtos ou pretende fazer a aquisição de uma licença. A gestão vai depender de um cuidado especial com o uso dessas ferramentas tecnológicas, por isso que o suporte deveria ser inegociável!

Consultoria SAP: definição, benefícios e a prática

A consultoria envolve, basicamente, uma assessoria focada no negócio. Como grande exemplo, temos os serviços de Body Shop, que nada mais são do que a disponibilização de especialistas por um período firmado em contrato.

O principal intuito é colocar estes profissionais para a execução de tarefas específicas, sejam operacionais ou de instrução. Isso servirá para apoiar o cliente em necessidades e demandas curtas, que geralmente, são menos urgentes mas, em contrapartida, exigem mais atenção.

Este modelo de atendimento vai além de uma prática para resolução de problemas e redução de gastos, é uma ferramenta estratégica essencial para a implementação consciente de uma nova solução tecnológica na empresa.

Benefícios da Consultoria SAP

Por ser altamente direcional, a consultoria SAP proporciona resultados rápidos, já que a pontualidade é fator decisivo durante a entrega do serviço. E não tem custos adicionais para possíveis treinamentos e o foco no negócio é muito maior!

Alguns dos diferenciais são:

  • Profissional especialista: considera-se a experiência e o mercado.
  • Atuação em diversos níveis: técnico, programação, análise, organização de projetos etc.
  • Agilidade na execução: a contratação e entrega do serviço pode ser feita em questão de dias, a depender da negociação.
  • Alinhamento estratégico: todas as forças são voltadas para otimização de resultados e dinamização da operação.

Na prática, o profissional vai sustentar a implantação da tecnologia e todos os seus aspectos, mas só durante aquele tempo pré-determinado. Então essa solução é mais comum no início do projeto, no período de adaptação e testagem da solução, ou ainda em situações extraordinárias e que exigem uma intervenção especial. Não é um serviço para contrato a longo prazo.

Suporte AMS: definição, benefícios e a prática

O suporte técnico AMS (Application Management Services) é um serviço de atendimento contínuo que serve para facilitar a transição para o digital e o modelo é o padrão: abrem-se ocorrências no sistema e a empresa fica responsável por reparar problemas na plataforma ou ainda sanar dúvidas pontuais.

Este tipo de suporte normalmente é feito de forma remota e sempre personalizada, ou seja, as demandas são atendidas com maior velocidade e da maneira mais prática possível. Assim o usuário não desperdiça tempo com ligações para SAC, nem ao menos precisa esperar a chegada de um especialista na empresa.

Assim como na consultoria SAP, o suporte AMS também trabalha com diferentes níveis: executivo; gerencial e coordenação; técnico e funcional. Isso significa que a cobertura do serviço é ampla o suficiente para atender diretores e também profissionais da linha de frente da produção.

Benefícios do suporte AMS

Sendo um atendimento full time, o cliente não precisa se preocupar com abertura de chamado, que pode ser feita em qualquer dia da semana e em qualquer horário. Além disso, todas as peculiaridades do negócio são levadas em consideração na resolução de uma ocorrência.

Outros benefícios são:

  • Atendimento aos usuários através de SLA.
  • Estrutura de suporte para atendimentos altamente personalizados.
  • Resolução rápida (sem contagem em dias úteis).
  • Desenvolvimento de novas estratégias para cada tipo de projeto.

A equipe de especialistas é treinada para atender e executar tarefas no menor tempo possível, dando ao cliente mais segurança no uso da plataforma e acesso aos dados.

O ideal ao optar por este modelo é não definir um tipo de prazo determinado, pois assim garante-se que a “máquina” não pare em momento algum, independente das possíveis intercorrências.

Qual tipo de suporte SAP escolher?

A escolha está diretamente ligada às expectativas e necessidades de cada projeto. Mas é possível listar algumas questões que podem te ajudar a refletir sobre em que momento recorrer a cada serviço. Confira aqui:

  1. O “problema” é de ordem operacional ou estratégica?
  2. É preciso uma simples intervenção ou a equipe necessita de uma completa imersão sobre a tecnologia?
  3. A implantação está em que fase?

Além de responder para si mesmo, traga todos esses questionamentos a um especialista, ele saberá como proceder, lhe dando opções assertivas e que farão jus às necessidades do negócio.

Ambos os tipos servem para viabilizar o uso de tecnologias SAP em um negócio, a diferença está em como você precisa ser auxiliado, hoje. Pense nisso e não deixe de entrar em contato se tiver mais dúvidas sobre os serviços de Help Desk e Body Shop que a Intragroup oferece aqui no Brasil.

O presente já é tecnológico e a SAP pode ajudá-lo com essa organização da “casa” e com as projeções de crescimento para o futuro. Atualize a sua empresa hoje!

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