SAP S/4 HANA para gestão de negócios

Quais mudanças o SAP S/4 HANA traz para a gestão?

Diferente de outras versões de ERP, o SAP S/4 HANA traz à tona a importância da análise inteligente de dados associada ao uso direto e extensivo da tecnologia. Ou seja, são novas funcionalidades que dão ao usuário uma experiência mais completa, integrada e altamente eficiente, já que este modelo de ERP é um dos primeiros a contar com IA (inteligência artificial) e Machine Learning em sua formatação de uso.

Apesar de seu lançamento no mercado ter ocorrido há algum tempo, essa atualização ainda gera dúvidas em relação ao uso e as novas funcionalidades. Por exemplo, por que o SAP S/4 HANA pode ser entendido como mais tecnológico? O que muda para o usuário no dia a dia? Essas são algumas das dúvidas que mais recebemos sobre o sistema. Por isso, este artigo fará um apanhado geral sobre as principais informações acerca da mudança do SAP S/4 HANA.

SAP S/4 HANA: a geração mais tecnológica vista em produtos

Planejada para ser a mais nova geração do SAP Business Suite, o S/4 HANA é a atualização de ERP que definitivamente elimina o trabalho manual da análise de dados. Isso tudo porque essa versão conta com sistemas de Inteligência Artificial (IA) potentes, que além de simplificar a usabilidade da ferramenta, também possibilita análises mais profundas sobre o negócio.

A passividade das plataformas ERP deixa de existir com a chegada do S/4 HANA, pois não só armazenamos dados aqui, o software fornece também o cruzamento de informações e respectivos insights. Com isso, o suporte se torna ativo durante a tomada de decisões, dando ao usuário mais ferramentas de como e quando deve otimizar seus processos.

Lançado em 2015, o SAP S/4 HANA veio com o intuito de personalizar, ainda mais, os processos de gestão, colocando à disposição do cliente, todos os aplicativos que fizerem sentido para o seu nicho. Então, se a preocupação era se esta versão tiraria de cena aquilo que a sua empresa já usa, não há porque se preocupar, essa atualização vai melhorar o uso desses apps e fornecer outras opções inteligentes para integrar ao seu método de controle.

Diferente das demais atualizações, o SAP S/4 HANA viabiliza a integração de dados internos e externos sem que haja necessidade de mais de uma ferramenta de planejamento. Tudo porque, como verá melhor detalhado nos próximos tópicos, o S/4 HANA trabalha com banco de dados in memory e modelos de integração e automação inteligentes.

Todas essas funções – novas ou melhoradas – trazem ganhos para toda a cadeia produtiva, da receita ao resultado, não se esquecendo da sustentabilidade dos processos. Pois é isso que o mercado exige da gestão de um negócio: funcionalidade e rápida adaptação. E se não se adequar, a competitividade seguirá decidindo quem permanece ou não em evidência.

Funcionalidade SAP S/4 HANA

A completa integração entre os setores da empresa é, sem dúvidas, o maior desafio da gestão, já que qualquer delay na comunicação aumenta o tempo de reação e torna mais difícil a otimização de processos. Mas essa questão foi superada pelo SAP S/4 HANA, que através dos seus recursos integrativos e personalizáveis, permite que os usuários tenham acesso à mesma informação, em tempo real.

É graças à incorporação de tecnologias de IA (inteligência artificial) que o S/4 HANA consegue entregar toda essa dinamicidade nas operações. Para entender melhor como isso funciona, é hora de conhecer algumas das características do sistema e como eles funcionam na prática.

1. Acesso instantâneo

O sistema SAP S/4 HANA é todo in Cloud – armazenamento em nuvem -, o que permite acesso instantâneo e remoto a todos os recursos. Assim, não é preciso montar nenhum tipo de infraestrutura extra para a operacionalização do software, basta ter acesso à rede e configurar as permissões de uso (segurança é tudo!).

Toda a gestão de usuários também é controlada pelo próprio S/4 HANA, garantindo a segurança das informações e privacidade de acordo com os padrões exigidos por cada setor. Afinal, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) é quem norteia as diretrizes fundamentadoras dos serviços de dados, principalmente na internet.

Você pode ler outro de nossos artigos que trata sobre o tema clicando aqui.

2. Solução modular

O SAP S/4 HANA engloba uma série de aplicativos, todos com um tipo de função e usabilidade diferentes. Isso significa que ao optar por essa atualização, o seu ERP será planejado de acordo com as suas necessidades, podendo excluir ferramentas que não serão utilizadas no dia a dia.

Todo planejamento de módulos é feito por especialistas SAP, sempre em parceria com o cliente. Então você traz suas dores, necessidades e especificidades do projeto e a empresa responsável pela operacionalização é quem define o escopo da solução. É uma transformação digital inteligente e personalizada!

3. Processos baseados em requisitos

Os limites são sempre definidos por você! Isso permite controle completo sobre produtos e serviços, além de possibilitar rastreabilidade total dos dados.

É bem simples: primeiro definimos todos os requisitos a serem analisados; depois pulamos para o gerenciamento – é quando os testes serão feitos; por fim, podemos priorizar informações, processos ou quaisquer outras bases que fizerem sentido, no momento.

4. Engenharia de Produtos e ciclo de vida

A gestão logística pode ser otimizada por meio das possibilidades que a IA agrega à ferramenta. Para sermos práticos, desde a interface até a configuração dos módulos, tudo é desenvolvido para permitir leituras de dados mais dinâmicas e simples.

Por exemplo, pensando no ciclo de vida de um produto, todas as variantes se baseiam em dados e os insights se concentram no aprendizado da própria máquina, que além de comparar dados em tempo real, considera o histórico e prevê possíveis resultados. Assim a sua gestão abrange todos os tópicos necessários, desde demanda e capacidade até as finanças do projeto.

5. Funções analíticas preditivas

Conseguir antecipar uma ação ou mesmo um resultado, dá à gestão o poder de projetar melhor as decisões, conseguindo aumentar a eficiência de toda a produção. Mas isso só é possível graças aos mecanismos de Machine Learning que só o SAP S/4 HANA possui. No Brasil, o termo também é conhecido como “aprendizado de máquina” e essa associação está diretamente ligada aos seus recursos de IA.

Esta nova “capacidade do sistema” é quem garante a entrega de insights automáticos, sendo que o maior responsável por essa “façanha” tecnológica é o cruzamento de dados internos e externos que a formatação in cloud permite.

Tudo se resume aos algoritmos, que no caso de uma ferramenta com IA, são criados a partir de dados de análise prévia e respostas esperadas. E a mágica acontece no final do processo, onde o próprio sistema viabiliza as regras e/ou perguntas que norteiam toda a cadeia de gestão. É literalmente como se a máquina trabalhasse por você! Então, basta definir a experiência interativa e o S/4 HANA entrega as análises essenciais.

E na prática?

A gestão como um todo se beneficia das mudanças, já que elas simplificam processos que antes incluíam diversas estruturas paralelas para funcionar. Por exemplo, as tabelas financeiras antes eram “aninhadas” (colocadas em conjunto), com a integração em nuvem, os dados são todos compactados, permitindo ter em um único acesso, todas as informações pertinentes ao setor.

Do ponto de vista do cliente, o que muda é o tipo de gerenciamento de informações. Resumindo: O modelo de dados “convencional” dos ERP’s sempre foi essencialmente funcional, mas ele não permitia certas inovações, obrigando-nos a conviver com trabalhos e análises manuais. Mas com os softwares projetados com IA, isso tudo acaba. Sendo exatamente o que essa atualização SAP prevê: tecnologia associada à análise.

Para mais informações, entre em contato clicando aqui. Faremos a avaliação do seu caso para, só então, começar a definir parâmetros que não podem passar despercebidos da sua gestão. Atualize sua empresa hoje, ainda é tempo!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email