Você sabe o que é NF de entrada?

Em qualquer segmento empresarial, emitir notas fiscais (NF) para seus clientes é algo que faz parte da operação de um grande número de empresas. Essas notas, quando emitidas, são conhecidas como NF de saída. Mas ela não é a única. Há outra que é menos comentada, entretanto, não menos importante, que é a nota fiscal de entrada.

A nota fiscal de entrada é a comprovação fiscal da movimentação de mercadorias recebidas pela empresa, e é utilizada nos controles de estoque, fiscal e financeiro.

Para que estes controles sejam eficientes, a adoção de uma rotina para os procedimentos envolvendo notas fiscais é fundamental. Dessa forma, garante-se que o processo seja feito de modo apropriado, evitando perdas, otimizando a administração de estoque e o envio de relatórios fiscais.

Há várias situações em que a empresa necessita emitir uma nota fiscal de entrada, como por exemplo:

  • Quando adquire mercadorias importadas, porque notas fiscais estrangeiras não têm validade em território nacional;
  • Quando se adquire mercadorias de um produtor, não se tem a obrigação de emitir Nota Fiscal de saída;
  • Quando o bem ou produto é adquirido ou arrematado em concorrência promovida pelo poder público ou em leilão;
  • Quando um produto vendido pela empresa é devolvido pelo cliente (reversa);
  • Quando a empresa tem a responsabilidade de retirar e/ou transportar o produto.

Com o uso de um sistema adequado de controle e emissão de notas fiscais, pode-se fazer esta tarefa ser mais dinâmica e fácil, proporcionando um gerenciamento ágil e de qualidade.

Há dois modelos de notas fiscais: a de produtos (NFe) e a de prestação de serviços (NFSe). Cada uma atende a situações distintas. Enquanto a NFe é para registrar a comercialização de produtos, a NFSe é destinada para legalizar um serviço.

Para automatizar os processos de controle e emissão de notas fiscais de entrada, a Intragroup tem soluções para os dois modelos de NFs.

O Inbound NFe tem integração com a SEFAZ, que está conectada com as Secretarias da Fazenda dos Estados brasileiros, permitindo que o processo de seja 100% automático.

Já o Inbound NFSe é voltado para notas de prestação de serviço e possui integração com as prefeituras. Todos os recebimentos de NFs são realizados dentro da plataforma.

Para mais agilidade, produtividade e melhor gerenciamento nos processos de emissão de notas fiscais, fale com a Intragroup. O futuro do seu negócio é a nossa solução.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email