É o nome dado às soluções de automação com o uso de softwares (robôs) que navegam na camada de visualização de sistemas.
Eles têm o objetivo de substituir tarefas repetitivas, operacionais e de baixa importância — assim eles deixam as pessoas livres para atuar em atividade que exigem o uso de julgamentos, da razão, de sentimentos e de fatores humanos que contribuem para a inovação de qualquer empresa.
Essa é uma ferramenta que atua na área de automação cognitiva de processos, que utiliza as mais recentes ferramentas de Inteligência artificial para trazer novas soluções para o mundo empresarial.
Um dos exemplos de uso da RPA – Robotic Process Automation – mais utilizados é em plataformas de atendimento ao cliente.
Em um call center, a tecnologia será responsável por registrar atualizações, verificar pedidos, abrir históricos de dados dos clientes, etc.
Além disso, a RPA pode ainda ajudar em atividades como:
- 1. Cobrança de clientes
- 2. Processamento de pedidos
- 3. Envio de notificações
- 4. Atualização de perfis de clientes e funcionários
- 5. Encerramento de contas fraudulentas
- 6. Geração de relatórios de conformidade
- 7. Operar aplicações
- 8. Fazer cálculos complexos
- 9. Gerenciar banco de talentos do RH
- 10. Registrar,modificar, validar e analisar dados da empresa
- 11. Monitorar tarefas automatizadas