O que considerar na implementação de sistema de gestão ERP?

A implementação de sistema de gestão ERP representa um investimento considerável para uma companhia, mas também é capaz de impactar positivamente uma organização, pois traz uma maior vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Para que este objetivo seja alcançado, alguns pontos devem ser considerados para entender qual a melhor solução disponível para sua empresa diante das opções disponíveis no mercado.

No artigo de hoje, apresentamos alguns tópicos que a sua empresa deve considerar para realizar a melhor escolha no que diz respeito à adoção de um software de gestão empresarial. Acompanhe conosco!

Entenda a importância de sistema de gestão ERP

Alcançar os melhores resultados, otimizar processos internos, tomar decisões estratégicas com base em dados reais e criar estratégias para promover a redução de custos são metas necessárias para qualquer negócio que busque ganhar e consolidar espaço. Além disso, a colaboração de soluções tecnológicas como os ERP’s são capazes de tornar este processo mais dinâmico.

Isso porque um software de gestão permite a gestão integrada de áreas da organização, bem como a integração de processos e informações em uma só ferramenta, facilitando a comunicação entre os setores, tornando a resolução de demandas mais eficaz.

Um ERP colabora também para facilitar os processos burocráticos, como aqueles ligados às obrigações fiscais de toda organização, como emissão de notas fiscais eletrônicas, cálculo de impostos, controle de obrigações acessórias, entre outros. Tal fato diminui a possibilidade de que aconteçam penalidades fiscais.

Diante da relevância que essa ferramenta possui para alavancar o crescimento de uma empresa, alguns pontos precisam ser considerados no momento da sua escolha.

Pontos para considerar na escolha e implementação de um ERP

 

Escopo de funcionalidades

Uma das primeiras coisas a se avaliar para realizar a implementação de um ERP é o escopo de funcionalidades que a ferramenta oferece em relação às necessidades específicas da empresa.

Os requisitos essenciais de qualquer negócio são gestão financeira, controle de estoque, compras, vendas, produção, recursos humanos, entre outros. Porém, empresas de tamanhos diferentes e setores produtivos diferentes possuem demandas e prioridades completamente diversas, por exemplo, uma startup e uma indústria são modelos de negócios distintos.

Sendo assim, você deve avaliar quais são as prioridades da organização para escolher um ERP que possua módulos adicionais que sejam considerados relevantes para o futuro da organização.

Flexibilidade e escalabilidade

Outro ponto que é preciso analisar é se a solução é flexível e escalável o suficiente para acompanhar o crescimento da companhia. Afinal, as organizações precisam sempre estar preparadas para as constantes mudanças que ocorrem no mercado para que o ERP possa acompanhar a evolução dos processos internos da empresa.

Integração

Ainda que um software de gestão seja considerado uma ferramenta quase completa, dependendo do setor da empresa, outras tecnologias também são consideradas cruciais para seu bom desempenho. Dessa maneira, é relevante verificar se o ERP permite a integração com outras soluções e sistemas utilizados pela empresa, como CRM, e-commerce, entre outros.

Custo total de propriedade (TCO)

Um ERP é uma ferramenta que demanda custos operacionais associados a sua manutenção, atualização e ao suporte oferecido pela empresa responsável por sua implementação. E, como qualquer investimento, ele precisa ser avaliado e considerado pela gestão financeira da companhia para garantir que o ERP seja sustentável financeiramente para a empresa.

Suporte e atualizações

Bem como o custo total de propriedade, o suporte oferecido pelo fornecedor precisa também ser avaliado. Neste caso, é relevante verificar o nível de suporte oferecido, quais canais de atendimento, tempo de resposta, disponibilidade de atualizações e correções de bugs, e se existe um contrato de suporte bem definido. A qualidade do suporte pode ter um impacto direto na continuidade e eficiência das operações da empresa.

Experiência do fornecedor e reputação no mercado

A experiência do fornecedor de ERP e sua reputação no mercado são fatores importantes a serem considerados. É fundamental avaliar a história do fornecedor, sua presença no mercado, a quantidade de clientes atendidos e a qualidade dos serviços prestados. Uma empresa consolidada, como a Intragroup oferece confiabilidade e segurança, tanto no que diz respeito ao suporte e atualizações do sistema escolhido.

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