Suporte SAP AMS: implementação

Tipos de suporte SAP: a implementação AMS na prática

A implementação de um sistema de gestão garante, a médio e longo prazo, benefícios importantes para um negócio. Seja para a organização de dados ou controle das movimentações, o software escolhido deve estar com todas as funcionalidades disponíveis para uso. Ao encontrar qualquer desvio da ferramenta, você sabe quem acionar? É caso para um chamado de suporte SAP ou para consultoria?

O que saber sobre o suporte SAP e a consultoria?

Existem diferenças importantes entre os serviços de consultoria e suporte SAP, a primeira delas é o tipo de apoio oferecido ao usuário. O auxílio envolve diretamente o uso e adaptação da ferramenta à equipe? Então é preciso planejar uma consultoria, uma imersão tecnológica sobre a solução. Mas se a questão envolver a estrutura do software, suas funcionalidades e possíveis ajustes de manutenção, o que pode colocar fim ao problema é o suporte SAP, em especial, a modalidade AMS.

O AMS (Application Management Services) não é um módulo do sistema, é um serviço à parte. Não há período ideal para a contratação, ainda que o recomendado seja fazê-la logo após a implementação de quaisquer um dos produtos SAP, para garantir o sucesso no uso. Por isso é cada vez mais indispensável dar importância ao tema do suporte SAP e compreender quais as suas aplicações na prática.

A modalidade AMS é o tipo de apoio que o mercado carece, que entrega o atendimento completo e 360º sobre os produtos SAP. Entenda mais!

Suporte SAP AMS: uma definição simplificada

Do ponto de vista técnico, o suporte AMS garante o funcionamento da solução, dando aos usuários a possibilidade de usufruir da disponibilidade completa da ferramenta. Isso é o básico!

As demandas convencionais giram em torno de ajustes técnicos nos módulos, acessos, atualizações etc. É o que chamamos de manutenção corretiva, em que a questão é resolvida e o problema dado como encerrado. O suporte SAP cumpriu seu papel e podemos voltar à programação normal.

Mas e se além de solucionar avarias, o time de assistência fosse mais a fundo? Com isso queremos dizer que, além da correção, por que não apostar em prevenção? Aqui entra a segunda visão sobre o serviço.

O segundo ponto de vista tem haver com uma visão estratégica sobre o produto. Se além das práticas corretivas, forem acionadas medidas consultivas e preditivas, o modelo AMS está em ação. Além de gerenciar o funcionamento, o suporte SAP AMS também aprimora o uso do software partindo de necessidades comuns e/ou recorrentes do usuário. É uma forma de antecipar situações e otimizar a ferramenta a fim de evitá-las.

A ideia é melhorar a experiência, proporcionando um maior grau de responsividade no uso das tecnologias de gestão. O resultado é maior desempenho do sistema e melhora da performance da equipe, pois as travas operacionais são reduzidas e a otimização do trabalho é apenas uma das consequências positivas do uso desse tipo de suporte SAP.

Características do serviço

Pode-se dividir o suporte AMS em quatro frentes: diagnóstico, correção, gestão e prevenção. São verticais que se complementam dentro desta modalidade de serviço.

Diferente de outros tipos de suporte, neste caso, todas as “subcategorias” são acionadas ao mesmo tempo, em paralelo, para garantir cobertura 360º das necessidades do usuário em relação à plataforma. O procedimento padrão é:

  1. Abertura de ticket: o cliente solicita reparo por chamados digitais, cadastrados no sistema.
  2. Atendimento: a equipe de TI analisa e emite o diagnóstico do caso.
  3. Correção: a manutenção corretiva é realizada.
  4. Gestão do diagnóstico: a depender do problema, além da correção, é feito todo um mapeamento de possíveis falhas suplementares. Ou seja, o que pode causar a recorrência da situação e como evitá-la?
  5. Inteligência SAP: todas as possíveis alterações encontradas no passo anterior recebem proposta de solução e os usuários são notificados.
  6. Double check: a checagem é feita em todas as micro etapas, a fim de garantir completa assistência de uso.

Esse protocolo é o que garante o que chamamos anteriormente de visão/noção estratégica. Isso porque não só o usuário tem acesso aos status da manutenção, mas coloca o técnico em posição de auxílio contínuo, que reconhece, mapeia e soluciona problemas. É como ter assistência dentro da própria ferramenta.

Com isso, o suporte AMS garante, na prática, que todas as atividades repetitivas (que possam gerar algum tipo de trava no sistema) se tornem cada vez mais estáveis, eliminando erros de usabilidade da ferramenta. É a forma como as operadoras de produtos SAP se conectam mais intimamente com o cliente: proporcionando velocidade e disponibilidade de operação em seus produtos.

Benefícios do suporte SAP

Além de manter o funcionamento completo dos sistemas, o suporte SAP também auxilia no processo de implementação das ferramentas, independente de ser uma versão S/4 HANA ou SAP Business One. O que muda é a atuação, que é específica para cada versão. Entenda as diferenças na oferta de serviços:

1. Business One

Toda intercorrência dada na transição para o digital, o suporte AMS é capaz de resolver! Por ser o ERP mais popular, o SAP Business One costuma ser a porta de entrada para a transformação digital. Sendo assim, o suporte para essa versão inclui:

  • Atendimento aos usuários através de chamados.
  • Estrutura de suporte adequada às necessidades individuais.
  • Velocidade no atendimento aos chamados.
  • Equipe interna focada no desenvolvimento de novos projetos e reparações preventivas e corretivas.
  • Central de dúvidas rápidas e ajustes instantâneos.

O AMS é acionado de forma 100% remota, diminuindo o gap de espera entre o chamado e o início da manutenção. Além disso, o serviço engloba todos os níveis: executivo, gerencial/ de coordenação e técnico/funcional. É como ter um consultor especializado para cada vertical de atendimento no dia a dia.

2. S/4 HANA

A estrutura de S/4 HANA também possui o AMS como suporte SAP de apoio, o que encontramos de diferença é o knowhow incluso no serviço. Além de todos os itens disponíveis para o B1, aqui o trabalho é focado na manutenção e criação de aplicativos orientados a serviços. Isso significa, que os módulos possuem arquitetura mais complexa e robusta, tendendo a movimentações de atualização mais estruturadas. Por isso, a consultoria é incluída neste caso!

O foco está em consultoria, planejamento de recursos empresariais, inteligência de negócio, integração de sistemas e serviços gerenciados dentro da plataforma. Além de, claro, dar manutenção técnica, quando necessária.

Contratação: como funciona?

Ora mencionado como Help Desk ora como Suporte AMS, o suporte SAP pode ser contratado a qualquer momento. Basta que os especialistas tenham domínio dos pacotes SAP. Em outras palavras, você pode contratar o suporte SAP de uma consultoria diferente da que fez a implementação inicial do sistema na empresa.

Isso acontece devido ao fato de todo projeto ser arquitetado de maneira individual, sendo personalizado de acordo com os objetivos e peculiaridades do negócio. E também porque o serviço é remoto e pode ser controlado de qualquer parte.

Se restou alguma dúvida sobre as aplicações do suporte SAP, entre em contato com um consultor da Intragroup. Além de entender o serviço, pode ainda projetar updates no seu sistema de gerenciamento. Já atualizou a sua empresa para o futuro? Saiba mais clicando aqui.

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